Efeitos da gravidez no corpo da mulher

Que o corpo humano sofre inúmeras mutações e transformações com o decorrer do tempo, isso não é novidade alguma, no entanto, para a mulher é normal que essas mudanças sejam mais fortes durante o período da gravidez.

Sendo que muitas delas não realizam os tratamentos e recomendações médicas literalmente, julgando que muitas das transformações são mitos, mas o choque é presente aos primeiros sintomas.

Assim, os efeitos da gravidez no corpo da mulher devem ser levados a sério e ter em mente que se não realizar um acompanhamento médico, para se manter saudável e ainda para que o bebê também se mantenha.

Dessa forma, veja a seguir quais são esses efeitos e algumas dicas para evitar, tendo uma gravidez prazerosa e sem complicações.

Quais os efeitos da gravidez no corpo da mulher?

Quando pensamos em gravidez a primeira coisa que vem à mente é a barriga volumosa que inúmeras mulheres sentem orgulho de mostrar.

Devemos lembrar que nos dois primeiros meses, dificilmente será notado alguma mudança, fazendo com que inúmeras mães se preocuparem ou nem desconfiarem que estão esperando uma criança.

Por isso, é fundamental o acompanhamento com um médico especialista, ou seja, o ginecologista.

Nesta fase serão poucos os efeitos da gravidez sobre o corpo da mulher, no entanto, algumas mulheres podem sentir desde o início o famoso enjoo de gravida.

O que faz com que inúmeras mulheres não saiam para comer, evite restaurantes que esbanjam em cheiro e até mesmo sabor, pois, pode causar uma ida nada desejada ao banheiro.

Esse é um dos efeitos da gravidez mais conhecida e odiada pelas mulheres, sendo que muitas gravidas retratam esse período como uma gripe de 40 dias ou 6 semanas, ou até pior.

Outro ponto que atinge todas as gravidas é o inchamento dos seios, sendo que o mesmo fica dolorido e qualquer menção de toque já se torna uma tortura.

Para as mães que não possuem volume nos seios, esse efeito em especial parece um sonho, no entanto, depois que percebem que junto vem a dor, a irritação e inúmeras outras desvantagens, elas com toda a certeza prefeririam ficar com os seios originais.

O corpo da mulher ou o seu corpo, não poderá mais ser qualificado dessa maneira, pois, o ser que está crescendo, deterá todo o poder e força que você possuir.

Dessa forma, a fadiga e o cansaço serão grandes companheiras da mulher gravida, sendo que agora tudo que você ou a pessoa fazer, estará realizando por dois.

Sendo comum que detenha mais sono e que deseje ficar sentada e deitada por mais tempo do que o normal.

Esse efeito da gravidez sobre o corpo da mulher é o que causa uma das maiores preocupações das gravidas, em geral, ou seja, a quantidade que elas engordam.

Por isso, não estranhe o famoso apetite por dois, pois, é literalmente isso que está ocorrendo com o seu corpo, mas, cuidado, pois, você poderá engordar proporções que não conseguirá perder após o parto.

Com a vontade de permanecer a maior quantidade de tempo e letargia e dormindo, é comum o ganho de peso, por isso, é essencial que as mulheres gravidas, iniciem uma prática saudável e recomendada por especialista.

Sendo que pode ser uma natação, hidroginástica, ginástica para gravidas, entre inúmeras outra.

Mas, ressaltamos que como a condição da mulher neste momento, ela não poderá realizar nenhuma atividade sem a devida recomendação e conhecimento de seu médico.

Se comer, beber e dormir se tornam hábitos comuns das mulheres gravidas, outro grande aspecto que se apresenta corriqueiramente mais dez vezes ao dia, é o famoso xixi.

Durante a gravidez é comum que inúmeras mulheres reclamem da perda do controle da bexiga, ou seja, qualquer coisa pode te dar vontade de ir ao banheiro e até mesmo molhar a calcinha em algumas ocasiões, como rir demasiadamente, tossir, correr, andar de apressadamente e por aí vai.

Lembramos que com a gravidez os momentos de se acelerar começaram, afinal, você não conseguirá mais andar como antigamente, e, se tornará mais dependente.

Depois de todos esses efeitos da gravidez no corpo da mulher chegamos ao mais odiado, sendo até pior que o próprio ganho de peso, sendo ele, as estrias.

As famosas listras corporais, ou seja, a quebra ou rompimento dos colágenos da pele, fazendo marcas que se tornaram uma lembrança eterna de tudo o que você passou durante a gravidez do seu pequeno sonho.

Vendo todos esses efeitos da gravidez, podemos pensar que não há nada o que fazer e será dessa maneira para todas as pessoas, mas isso é um erro, pois, algumas prevenções podem ser tomadas.

Veja a seguir 10 dicas para colocar em prática sobre os efeitos da gravidez sobre o corpo da mulher.

10 dicas para os efeitos da gravidez no corpo da mulher

Como vimos acima são inúmeros os efeitos sobre o corpo da mulher devida a gravidez, indo de uma pequena mudança de humor até mudanças físicas.

Assim, os médicos e especialistas recomendam algumas atitudes para as futuras ou mães que novamente se encontram no processo de gerar uma criança, sendo elas:

  1. Realize consultas com o seu ginecologista e obstetra desde o descobrimento da gravidez;
  2. Siga todas as recomendações realizadas pelo seu médico;
  3. Evite um grande ganho de peso;
  4. Mantenha seu corpo hidratado e com todos os nutrientes requisitados para você e a boa formação da criança;
  5. Evite a prática de exercícios que exigem muito do seu corpo, como a musculação, corrida e afins;
  6. Se adapte a uma alimentação saudável e com a inclusão de bastante, ômega 3, proteína e fibras alimentares;
  7. A prática de exercícios aeróbicos é uma boa pedida, para manter a energia, funcionamento do corpo, evitar letargia e demais complicações;
  8. Não se prive das vontades, mas também não insista em comer três lanches completos às três da manhã;
  9. Durma a quantidade de tempo o suficiente para recarregar as energias, ou seja, minimamente 8 horas;
  10. E, por fim, aproveite esse momento que íntimo entre mãe e bebê.

Siga essas dicas e aproveite esse momento único e dessa forma os efeitos da gravidez no corpo da mulher passaram despercebidos.